Revelação sobre o Anticristo e o Falso Profeta



REVELAÇÃO SOBRE O ANTICRISTO E O FALSO PROFETA

 O apóstolo Paulo diz, que o Anticristo é o homem do pecado (2Ts 2:1-12). O Anticristo surgirá da grande apostasia; ele será uma pessoa (2Ts 2:3); ele será objeto de adoração (2Ts 2:4); usará falsos milagres (2Ts 2:9); só pode ser revelado depois que aquilo e aquele que o detém for removido (2Ts 2:6-7) e será totalmente derrotado por Cristo (2Ts 2:8).

O apóstolo João fala sobre o aspectos do Anticristo:

 A manifestação do Anticristo se dará num tempo de muita turbulência. “Vi emergir do mar uma besta” (Ap 13:1). O que isso significa? As águas do mar são multidões, isto é, as nações e os povos na sua turbulência político-social (Ap 17:5). Fritz Rienecker, citando o conceituado comentarista Swete diz que o mar é um ótimo símbolo da superfície agitada da humanidade não regenerada e, especialmente, do turbilhão da vida social nacional do qual surgem os grandes movimentos históricos do mundo. As águas são símbolo das nações não regeneradas em sua agitação (Is 57:20). Antes da manifestação do Anticristo, o mundo estará em desespero, num beco sem saída. O Anticristo emergerá desse caos. Charles Erdman diz que o mar deve ser símbolo da situação social e política conturbada e tormentosa, de onde comumente irrompem tiranias.

 O Anticristo é o pequeno chifre citado em Daniel; o Anticristo é o homem de desolação citado por Jesus; o Anticristo é o homem da iniqüidade citado por Paulo; ele é o Anticristo citado por João e a besta que emerge do mar, são a mesma pessoa. William Hendriksen diz que a besta que sobe do mar simboliza o poder perseguidor de Satanás incorporado em todas as nações e governos do mundo através de toda a história. Esse personagem encarnou-se na figura dos imperadores e também em outros reis e reinos despóticos, mas se apresentará no fim dos tempos como o Anticristo escatológico. Ele, com seu grande poder de engano, vai seduzir as pessoas e conquistar as nações.

 O Anticristo se levantará num contexto de grandes convulsões naturais: terremotos, pestes e fomes. Ele aparecerá num tempo de grande convulsão social. Será um tempo de guerras e rumores de guerras, onde reinos se levantarão contra reinos. O mundo será um campo de guerra. Ele surgirá num tempo de profunda inquietação religiosa. Brotará do ventre da grande apostasia. Os homens obedecerão a ensinos de demônios. Os falsos mestres e os falsos cristos estarão sendo recebidos com entusiasmo. Nesse tempo haverá duas igrejas: a igreja apóstata e a igreja fiel que é a testemunha do Senhor Jesus Cristo. O Anticristo surgirá oferecendo solução aos problemas mundiais. O mundo estará seduzido pelo seu poder de engano. Os homens estarão dizendo: “Paz e segurança”, quando lhes sobrevirá repentina destruição.

 O historiador Arnold Toynbee disse: “O mundo está pronto para endeusar qualquer novo César que consiga dar à sociedade caótica unidade e paz”. O Anticristo surgirá num tempo de profunda desatenção dos povos à voz do juízo de Deus (Mt 24:37-39). Esse tempo será como nos dias de Noé e nos dias de Ló.

 O Anticristo agirá no poder de Satanás (Ap 13:2-4; 2Ts 2:9-10). O Anticristo vai manifestar-se com um grande milagre (Ap 13:3). Ele vai distinguir-se como uma pessoa sobrenatural, por um ato que será um simulacro da ressurreição. Esse fato é tão importante que João o registra três vezes em Apocalipse capítulo 13 versículos 3, 12 e 14. Certamente não será uma genuína ressurreição dentre os mortos, mas será o simulacro da ressurreição, produzido por Satanás. O propósito dessa misteriosa transação será conceder a Satanás um corpo. Satanás governará em pessoa. O Anticristo será uma espécie de encarnação de Satanás. A maioria dos estudiosos vê nessa figura a lenda do Nero redivivo. Nero se suicidou em 68 d.C. Em apenas um ano, no meio de vários golpes, surgiram quatro imperadores: Galba, Oto, Vitélio e, finalmente, Vespasiano. Depois, surgiu a lenda de que Nero não havia morrido, mas escapado para o Oriente, e que voltaria em triunfo. No tempo de João, Domiciano foi chamado o segundo Nero.

 O Anticristo vai realizar grandes milagres. O apóstolo Paulo diz: “Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais e prodígios da mentira” (2Ts 2:9-10). Hoje vivemos numa sociedade buscam por milagres. As pessoas andam atrás de sinais e serão facilmente enganadas pelo Anticristo. Ele vai ditar e disseminar falsos ensinos (2Ts 2:11). Nesse tempo, os homens não suportarão o santo ensinamento (2Tm 4:3), mas obedecerão a ensinos de demônios (1Tm 4:1). As seitas heréticas, o misticismo e o sincretismo de muitas igrejas pavimentam o caminho para a chegada do Anticristo.

 O Anticristo vai governar no poder de engano de Satanás. “Deu-lhe o dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade” (Ap 13:2). Na verdade quem vai mandar é Satanás. Os governos subjugados por ele vão estar sujeitos a Satanás.

 Esse vai ser o período da história denominado por João: “o pouco tempo de Satanás”. Esse será o tempo da grande tribulação. O governo do Anticristo vai ser universal, pois Satanás é o príncipe deste mundo. "O mundo inteiro está no poder de engano do maligno" (1Jo 5:19). Aquele reino que Satanás ofereceu a Cristo, o Anticristo o aceitará. 
"Então, o diabo levou Jesus para um lugar mais alto e num instante lhe mostrou todos os reinos do mundo. E disse: — "Eu lhe darei todo o poder e a glória dos reinos deste mundo, porque isso me foi entregue, e posso dar a quem eu quiser. Portanto, se você me adorar, tudo isso será seu". Mas Jesus respondeu: — Está escrito: “Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a Ele”". (Lc 4:5-8).

 O Anticristo vai dominar sobre as nações sob o poder de Satanás. “Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação” (Ap 13:7). O governo universal do Anticristo será extremamente cruel e controlador (Ap 13:16-17). O seu poder será irresistível (Ap 13:4). Os povos da terra irão adorar o Anticristo dizendo: “Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela?” (leia: Ap 13:3-4).

 O Anticristo vai se tornar irresistível (Ap 13:4). Ele será singular e irresistível. Terá a aparência de um inimigo invencível. Vai blasfemar contra Deus e os santos que estão no céu (Ap 13:6). Contra a igreja que estará na terra, vai perseguir e matar (Ap 13:7, 15).

 O Anticristo será objeto de adoração em toda a terra (Ap 13:3-4, 8, 12; 2Ts 2:4). A adoração ao Anticristo é o mesmo que adoração a Satanás (Ap 13:4). Adoração é um tema central no livro de Apocalipse: a Noiva está adorando o Cordeiro de Deus que é Jesus Cristo; e a igreja apóstata está adorando o dragão e o Anticristo. O mundo está ensaiando essa adoração aberta ao Anticristo e Satanás. O Satanismo e o ocultismo estão em alta: As seitas esotéricas crescem. A Nova Era proclama a chegada de um novo tempo, em que o homem vai curvar-se diante do “Maitrea”, o grande líder mundial. A adoração de ídolos é uma espécie de adoração de demônios (1Co 10:19-20). O grande e último plano do Anticristo é levar seus súditos a adorarem a Satanás (Ap 13:3-4). Esse será o período da grande apostasia. Nesse tempo os homens não suportarão a verdade de Deus e obedecerão a ensinos de demônios. O Humanismo idolátrico, o endeusamento do homem e sua conseqüente veneração é uma prática satânica. Adoração ao homem e adoração a Satanás são a mesma coisa.

 O Anticristo fará forte oposição a toda adoração que não seja a ele mesmo (2Ts 2:4). Ele vai se opor e se levantar contra tudo que se chama Deus, ou é objeto de culto. Assim agiram os imperadores romanos, que viam no culto ao imperador o elo de união e fidelidade dos súditos do império. Deixar de adorar o imperador era infidelidade ao Estado. O Anticristo também se assentará no templo de Deus, como Deus, fazendo-se passar por Deus. Ele vai tentar usurpar a honra e a glória que é só devidas a Deus.

 A adoração do Anticristo será universal (Ap 13:8,16). O apóstolo João diz que: “irão adorar ao Anticristo todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro” (Ap 13:8). Satanás vai tentar imitar Deus também nesse aspecto. Ao saber que Deus tem os Seus selados, ele também selará os seus com a marca da besta (Ap 13:8,16-18). Todas as classes sociais desejarão
 receber a marca da besta (Ap 13:16).

 O Anticristo perseguirá de forma cruel aqueles que se recusarem a adorá-lo (Ap 13:7, 15). Esse será um tempo de grande angústia (Jr 30:7; Dn 12:1; Mt 24:21-22). A igreja de Cristo nesse tempo será uma igreja mártir (Ap 13:7, 10). Mas os crentes fiéis vão vencer o diabo e o Anticristo, preferindo morrer do que apostatar (Ap 12:11).

 O Anticristo fará oposição aberta contra Deus e contra à igreja de Cristo (Ap 13:6-7; 2Ts 2:4). Ele será um opositor consumado contra Deus (Dn 7:25; 11:36; 2Ts 2:4; 1Jo 2:22; Ap 13:6). “O Anticristo proferirá palavras contra o Altíssimo; contra o Deus dos deuses, falará coisas incríveis”. O apóstolo Paulo diz que o Anticristo “se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus, ostentando-se como se ele fosse o próprio Deus”.

 O apóstolo João declara a respeito do Anticristo: “e abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para Lhe difamar o nome". João também diz: "Este é o Anticristo, o que nega o Pai e o Filho”. O Anticristo vai usar todas as suas armas para ridicularizar o nome de Deus. Ele vai fazer chacota com o nome do Altíssimo. Ele fará violenta e esmagadora oposição contra a igreja de Cristo (Dn 7:25; 7:21; Ap 12:11; 13:7).

 O Anticristo magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas suas mãos. Ele fará guerra contra os santos e prevalecerá contra eles. Mas, mediante a morte, os santos o vencerão (Ap 12:11). João diz: “Foi-lhe dado também que pelejasse contra os santos e os vencesse” (Ap 13:7). O Anticristo se levantará contra os que guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus (Ap 12:17), e contra toda expressão de fidelidade a Deus. Esse será o ponto mais intenso da grande tribulação (Mt 24:15-22).

 O Anticristo será apoiado pelo falso profeta (Ap 13:11-18; 16:13; 19:20). O falso profeta é servo do Anticristo. O falso profeta seduzirá o mundo inteiro a adorar o Anticristo (Ap 13:11-15). O Anticristo é o braço de Satanás, e o falso profeta é a mente de Satanás. A segunda besta é o falso profeta; a primeira besta é o Anticristo. O Anticristo age no campo político, e o falso profeta age no campo religioso. 

 O falso profeta vai preparar o terreno para o Anticristo e vai preparar o mundo para adorá-lo. O Anticristo será conhecido pelo seu poder conquistador, pela sua força (Ap 13:4). O falso profeta será conhecido pelo seu poder sobrenatural de fazer grandes milagres (Ap 13:13-16). Adolf Pohl comentando sobre o falso profeta, diz: "Este personagem é uma criação direta de Satanás, assim como é o Anticristo. Dessa forma, essas três figuras se reúnem numa trindade satânica, para um simulacro da trindade divina. O dragão é o antideus, a besta vinda do mar é o anticristo e a besta vinda da terra é o anti-espírito. Assim como o Espírito Santo conduz à adoração a Cristo, assim o falso profeta conduz adoradores ao Anticristo".

 O falso profeta usará também a arma do controle para garantir a adoração ao Anticristo (Ap 13:16-18). Esse será um tempo de cerco, de perseguição, de controle, de vigilância, de monitoramento das pessoas, no aspecto político, religioso e econômico. Todo regime totalitário busca controlar as pessoas e tirar delas a liberdade. A recusa na adoração ao Anticristo implica a morte (Ap 13:15).

 O falso profeta usará um selo distintivo para os adoradores do anticristo (Ap 13:18; 14:9-11). Assim como a Noiva do Cordeiro recebe um selo (Ap 7:3; 9:4), também os adoradores da besta recebem uma marca (Ap 13:16). Então, só haverá dois povos na terra, os que adora a Cristo e os que adora o Anticristo. Assim como os que recebem o selo de Deus terão a vida eterna, os que receberem a marca da besta serão atormentados eternamente com fogo e enxofre, e não terão descanso algum, nem de dia e nem de noite (Ap 14:9-11; 20:4).

 O selo de Deus é o Espírito Santo que habita em nosso interior. "Em Cristo, ao crermos Nele, ao ouvirmos a Palavra da verdade, o evangelho que nos salvou, nós fomos selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da Sua glória" (Ef 1:13).

 "Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo" (Ef 4:30-32).

ouça esta mensagem neste vídeo:

Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário